O que é discalculia, diagnóstico recebido por Larry Mullen Jr.
Larry Mullen Jr., baterista da banda U2, veio a público recentemente revelando que recebeu um diagnóstico de discalculia, um transtorno de aprendizagem. “Sempre soube que há algo que não está particularmente certo com a maneira como lido com os números. Eu sou numericamente desafiado”, declarou o músico de 63 anos em entrevista para a Times Radio.
Inclusive, essa dificuldade do baterista já ficava evidente na expressão concentrada dele ao tocar. “Quando as pessoas me veem tocar às vezes, elas dizem: ‘você parece com dor’. Eu estou porque estou tentando contar as compassos”, contou Mullen. “Eu tive que encontrar maneiras de fazer isso – e contar compassos é como escalar o Everest.”
O que é discalculia?
“Discalculia é um termo alternativo para se referir ao transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática”, explica o site do Instituto ABCD. Algumas características comuns do transtorno são prejuízos no senso numérico, na precisão ou fluência de cálculo, na memorização de fatos aritméticos e no raciocínio matemático.
“A pessoa com discalculia apresenta um desempenho matemático significativamente abaixo do esperado considerando-se sua idade cronológica, suas experiências e suas oportunidades educacionais”, explica o ABCD.
A discalculia é muito associada à dislexia – transtorno de aprendizagem que envolve dificuldade de ler e escrever -, mas esse alto índice de coexistência pode ser explicado pelo fato dos dois transtornos compartilharem características, como o déficit na memória de trabalho.
O Instituto ABCD reuniu uma série de estratégias que podem ajudar a lidar com o transtorno:
- Usar apoio concreto para realizar atividades que envolvam contagem;
- Ensinar de forma explícita a relação entre os algarismos e as quantidades que eles representam;
- Oferecer tecnologia assistiva que permita o apoio em atividades que envolvem estratégias de memorização de fatos aritméticos;
- Valorizar o esforço da criança e comemorar suas pequenas conquistas.
Fonte: Rolling Stone, Times Radio e Instituto ABCD.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.