Nas redes sociais, é possível encontrar todo tipo de informação e o universo fit está cada vez mais ganhando espaço, fazendo com que nutricionistas e profissionais da área de educação física criem seus conteúdos. No entanto, é comum ver informações divergentes, nos quais alguns dizem que caminhar é bom, enquanto outros afirmam que não é tão efetivo assim, para pessoas que estão procurando fazer atividade física.
Mas, entre optar por caminhar ou andar de bicicleta, os especialistas recomendam que pratique qualquer um dos dois ou as duas atividades. Isso porque, tanto caminhar quanto andar de bicicleta são excelentes atividades físicas para a saúde e podem auxiliar na perda de peso. No entanto, cada uma possui suas particularidades e benefícios.
Qual é a diferença entre caminhar e pedalar?
Para quem procura um gasto calórico mais alto, especialistas indicam andar de bicicleta, pois é um exercício que tende a queimar mais calorias do que caminhar no mesmo período, especialmente se você pedalar em um ritmo mais intenso. Isso se deve ao maior trabalho muscular envolvido na pedalada.
A bicicleta oferece um impacto menor nas articulações em comparação com a caminhada, tornando-a uma opção mais confortável para quem tem problemas nas articulações ou está começando a se exercitar. Mas, a bicicleta trabalha principalmente os membros inferiores, enquanto a caminhada envolve mais grupos musculares.
Qual atividade escolher?
Se o seu objetivo principal é perder peso, a bicicleta pode ser uma opção mais eficiente para queimar calorias. No entanto, se você busca fortalecer os músculos e melhorar a resistência cardiovascular, a caminhada também é uma excelente opção. Se você está começando a se exercitar, caminhar pode ser uma opção mais suave e fácil de adaptar à sua rotina.
Lembrando que, a atividade que você mais gosta de fazer é mais provável que você consiga manter por mais tempo.