O que o TikTok pode estar fazendo com o seu cérebro, segundo os cientistas

Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o TikTok se tornou uma das redes sociais mais usadas, ganhando força em diversos lugares pelo mundo. Desde então, a plataforma de vídeos interativos continuou crescendo e desbancou outras redes como o Facebook e Instagram. No entanto, esse uso excessivo acendeu um alerta dos especialistas, que passaram a estudar os efeitos que o tempo de tela pode causar no nosso cérebro. 

Segundo estudos e análises de neurocientistas, quando comparado os efeitos do tempo de leitura de um livro com o uso de mídias sociais, o cérebro tende a ter reações completamente diferentes. Isso porque, um livro produz efeitos benéficos, ajudando na memória, empatia e concentração, enquanto as redes sociais embora gratificante a curto prazo, pode ter efeitos negativos a longo prazo.

Como o TikTok afeta o nosso cérebro?

Com a proposta de entregar vídeos curtos e altamente envolventes, fazendo com que a exposição constante a estímulos visuais rápidos e variados possa prejudicar a capacidade de se concentrar em tarefas que exigem atenção prolongada. Os vídeos curtos e gratificantes do TikTok desencadeiam a liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. Essa liberação constante pode alterar os circuitos cerebrais de recompensa, levando à dependência.

Especialistas também recomendam não usar o aplicativo antes de dormir, pois o consumo pode interferir no ciclo do sono, levando à insônia e outros problemas relacionados ao sono. Assim como outras redes sociais, a comparação com outros usuários e a busca constante por aprovação podem gerar sentimentos de inferioridade, ansiedade e depressão.

O que fazer para diminuir o tempo de TikTok?

Ao notar que está passando muitas horas no aplicativo, tente estabelecer limites de horários e evite utilizá-lo antes de dormir. Equilibre o tempo gasto nas redes sociais com outras atividades, como ler, praticar esportes e interagir com pessoas ao vivo.

Lembrando que, não acredite em tudo o que você vê no TikTok. Verifique as informações e compare com outras fontes confiáveis. Se você sentir que o uso do TikTok está afetando sua vida de forma negativa, procure ajuda de um profissional de saúde mental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.