Com a popularidade do Uber, ser motorista de aplicativo tornou-se uma forma de trabalho autônomo e que vem ajudando milhares de pessoas no Brasil e em outros lugares do mundo. Em território nacional, para ser um parceiro da empresa, é necessário seguir alguns requisitos básicos.
Lembrando que, eles podem variar um pouco dependendo da sua cidade e do tipo de serviço que você deseja oferecer (UberX, Uber Black, etc.), mas, em geral, os requisitos mais comuns são:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH): É preciso ter uma CNH válida, nas categorias permitidas pela Uber (normalmente AB, AC, AD, AE, B, C, D e E), e com a observação “Exerce Atividade Remunerada – EAR”.
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): O veículo que você utilizar precisa estar em dia com a documentação.
- Antecedente criminal: Em alguns casos, pode ser solicitado um atestado de antecedentes criminais.
- Foto do motorista: Uma foto recente e com boa qualidade.
- Foto do veículo: Fotos do veículo por todos os ângulos, incluindo o interior.
Mais detalhes de como ser Uber no Brasil
Outro detalhe importante é saber o ano de fabricação do carro e o limite estabelecido pela Uber para cada categoria de serviço. O veículo precisa estar em boas condições de funcionamento, limpo e seguro, tanto que isso conta na avaliação do passageiro. É necessário ter um seguro adequado para o serviço de transporte de passageiros.
Além do carro, também precisa de um celular com sistema operacional compatível com o aplicativo da Uber e tenha um plano com dados para a internet que dure o mês todo. É necessário ter uma conta bancária para receber os pagamentos e ter um bom conhecimento da cidade onde você irá trabalhar.
Como se cadastrar na Uber para ser parceiro?
- Baixe o aplicativo: Baixe o aplicativo da Uber para motoristas no seu smartphone.
- Preencha o cadastro: Siga as instruções do aplicativo, fornecendo todas as informações solicitadas.
- Envie a documentação: Envie os documentos solicitados através do aplicativo.
- Aguarde a aprovação: A Uber irá analisar a sua documentação e realizar uma verificação de antecedentes. Se tudo estiver ok, você será aprovado e poderá começar a trabalhar.