Se sentir feliz parece ser algo simples, porém é um estado complexo e multifacetado, que está diretamente influenciado por uma combinação de fatores internos e externos. Muitas coisas podem afetar nosso bem-estar emocional e nos levar a nos sentir menos felizes. Inclusive, quando pensamos em fatores sociais, alguns países se destacam negativamente, diante das frustrações que a economia local, mostrando que as expectativas da sociedade, como a necessidade de sucesso profissional ou a busca por um corpo perfeito, podem gerar estresse e ansiedade.
Além disso, existem diversos países com conflitos de guerra e isso colabora para o entristecimento da sociedade, fazendo com que eles liderem o ranking de pessoas menos felizes no mundo. A guerra e a pobreza são duas realidades que, infelizmente, afetam profundamente a felicidade e o bem-estar das pessoas. Elas geram uma série de impactos psicológicos e sociais que contribuem para a tristeza e o sofrimento.
Veja abaixo os 5 países menos felizes
1° Afeganistão
2° Líbano
3° Lesoto
4° Serra Leoa
5° Congo
Motivos que fazem esses países serem considerados mais tristes do mundo
A pobreza limita o acesso a necessidades básicas como alimentação, água potável, saúde e educação. A falta dessas coisas essenciais gera estresse e frustração, fazendo com que a população seja mais triste que outras. A desigualdade social e econômica pode gerar sentimentos de injustiça e ressentimento, o que pode levar à depressão e à baixa autoestima.
Em países com conflitos, a exposição à violência, à morte e à destruição pode causar traumas psicológicos duradouros, como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O deslocamento também gera um entristecimento em alta escala, pois milhões de pessoas são forçadas a abandonar seus lares e a buscar refúgio em outros países, o que causa um enorme sofrimento emocional e social.