Por que as baterias dos carros elétricos duram menos quando está frio
Parece mentira, mas é verdade. As baterias dos carros elétricos duram menos durante a época de frio. No início do ano, uma matéria do The New York Times comentou o assunto. Na época, as temperaturas estavam caindo abaixo de zero na cidade de Chicago.
“Quando está frio assim, os carros não funcionam bem, os carregadores não funcionam bem e as pessoas também não funcionam tão bem”, comentou o motorista de Uber Javed Spencer na matéria. Ele contou que levou cinco horas para recarregar a bateria do veículo – processo que normalmente leva uma hora.
A própria Tesla alerta em seu site oficial que os carros elétricos vão consumir mais energia durante o frio. A recomendação da empresa é que os usuários mantenham o nível de carga dos veículos acima de 20% e usem o recurso de “partida programada”, que registra uma viagem com antecedência.
“Acaba sendo muito difícil fazer veículos elétricos a bateria funcionarem em condições muito frias”, explicou Jack Brouwer, professor de engenharia mecânica e aeroespacial e diretor do Clean Energy Institute. “Você não pode carregar uma bateria tão rápido ou descarregar uma bateria tão rápido se estiver frio. Não há maneira física de contornar isso.”
James Boley, porta-voz de uma associação comercial de empresas automotivas na Grã-Bretanha, destacou que todos os veículos – incluindo os movidos a combustível – têm problemas de desempenho na época do frio.
Qual a explicação por trás disso?
“Baterias recarregáveis, como células de íons de lítio, não gostam do frio. Eles contêm eletrólitos em forma de fluido (normalmente sal de lítio em solução) para transferir íons (partículas que transportam carga) entre os eletrodos da bateria”, começa explicação publicada na BBC Science Focus.
“Quando está frio, os íons diminuem a velocidade e não conseguem se inserir corretamente nos eletrodos, de modo que a bateria não pode produzir tanta corrente antes de acabar”, continua a matéria.
Fonte: BBC Science Focus e Estadão.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.