Por que existem gatos laranjas? Cientistas resolvem mistério

Conhecidos por serem arteiros e cheios de energia, os gatos laranjas encantam os corações, mas também intriga a ciência em como esse tipo de pelagem é possível. Isso porque, assim como outras pelagens, a dos gatos também são determinados por genes, mas com os laranjas, essa cor está ligada a um gene específico localizado no cromossomo X. Esse gene controla a produção de um pigmento chamado feomelanina, que confere a cor avermelhada ou laranja à pelagem.

Outra curiosidade em torno dessa cor é que, gatos totalmente laranjas tendem a ser machos, enquanto as fêmeas laranjas costumam ser “tricolores” ou com a pelagem conhecida como “escama de tartaruga”. 

Por que a maioria dos gatos laranjas são machos?

A ciência também é capaz de explicar esse fenômeno que novamente está atrelado ao gene. Os gatos machos possuem apenas um cromossomo X, enquanto as fêmeas possuem dois, como a cor laranja está relacionada ao cromossomo X, isso faz com que geralmente os gatos nascem machos. 

Para entender melhor, para que uma gata tenha pelagem laranja, ela precisa ter o gene para a feomelanina nos dois cromossomos X. Já um gato macho só precisa ter esse gene em um único cromossomo X para apresentar a pelagem laranja. Por essa razão, a probabilidade de um gato ser laranja é maior nos machos do que nas fêmeas.

Embora a maioria dos gatos laranjas sejam machos, as fêmeas com essa pelagem também existem. No entanto, elas são menos comuns, pois precisam herdar o gene para a feomelanina dos dois pais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.