Precisa lavar o arroz parboilizado? Você pode ter cometido erro a vida toda

Item fundamental do nosso prato, o arroz parboilizado faz parte da alimentação do brasileiro e, apesar de ser um dos ingredientes mais populares do país, existem algumas dúvidas em torno de como deve ser preparado. Isso porque, muitas pessoas têm dúvidas se devem ou não lavar antes do cozimento. 

O arroz parboilizado passa por um processo de pré-cozimento que faz com que os nutrientes migrem da casca para o grão. Lavar esse tipo de arroz pode resultar na perda de uma parte significativa desses nutrientes, como vitaminas do complexo B. Ou seja, apesar de muitas pessoas terem esse hábito, saiba que não é necessário e ainda pode estar contribuindo para deixar o alimento menos nutritivo. 

Entenda quando se deve ou não lavar o arroz

A lavagem remove o amido superficial do arroz, que é responsável por parte do sabor e da textura do grão cozido. O arroz pode ficar mais solto e com sabor menos pronunciado. No entanto, essa recomendação se enquadra no arroz parboilizado, pois em outros tipos de grãos, isso pode ser necessário.

Como no caso do arroz integral, que possui mais impurezas na casca, por isso pode ser necessário lavá-la antes do cozimento. No entanto, a lavagem deve ser rápida para evitar a perda excessiva de nutrientes. Assim como arroz que são cultivados em regiões com alta contaminação. Em casos específicos, como em regiões com alta contaminação por agrotóxicos, a lavagem pode ser recomendada.

A decisão de lavar ou não o arroz depende do tipo de arroz e das suas preferências pessoais. No entanto, é importante estar ciente dos benefícios e desvantagens de cada opção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.