No mercado, é possível encontrar várias marcas de protetor solar, mas o que mais chama atenção do consumidor é o fator solar que ele possui, deixando as pessoas intrigadas sobre a qualidade deles. Isso porque, é possível encontrar fatores de 15,30,60 e até 80, mas o que realmente isso significa?
A proteção oferecida por um protetor solar com FPS 30 varia de acordo com alguns fatores, mas, de forma geral, podemos dizer que ele te protege 30 vezes mais tempo do que se você estivesse sem proteção alguma. Por exemplo, se ficar exposto no sol por 10 minutos sem proteção, com um FPS 30, você levaria cerca de 5 horas para sentir os mesmos efeitos (10 minutos x 30 = 300 minutos = 5 horas).
Entenda melhor como funciona o FPS 30 do protetor solar
Vale ressaltar que, apesar desse nível de proteção, independente do FPS, é fundamental reaplicar o protetor solar a cada 2 horas, ou sempre que entrar na água ou suar muito. A proteção solar não é permanente e precisa ser renovada para garantir a eficácia. Peles mais claras e sensíveis podem precisar de reaplicações mais frequentes. Além disso, atividades físicas intensas e exposição a altas temperaturas também aumentam a necessidade de reaplicar o protetor.
Outros fatores também influenciam, como a composição do protetor solar, a quantidade aplicada e o local onde você está (praia, piscina, cidade), podem alterar o tempo de duração de um protetor.
Lembrando que, o cálculo do tempo de proteção é uma estimativa e pode variar de pessoa para pessoa. O importante é entender que o FPS indica o fator de proteção e não o tempo exato de exposição ao sol.