Quanto será o salário mínimo em 2025: valor foi definido
Com a correção pela inflação, o salário mínimo terá um pequeno reajuste em 2025. A partir do ano que vem, o piso vai aumentar para R$ 1.515 uma diferença de R$ 6 em relação ao piso de 2024.
O reajuste do salário mínimo é pensado a partir da inflação medida pelo INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IGBGE, e do crescimento do PIB de dois anos atrás. Porém, as regras vão passar por uma mudança em 2025. O reajuste continua existindo, mas haverá um limite com base no arcabouço fiscal, segundo o Diário do Comércio.
“O salário mínimo vai continuar tendo uma regra própria na Lei do Salário Mínimo, mas ele vai ter alguns limites estabelecidos por essa nova lei que estamos propondo”, explicou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello. O Ministério da Fazenda justifica a mudança explicando que é preciso “garantir ganhos reais ao salário mínimo de forma consistente com o Orçamento da União”.
Mudança nas regras do salário mínimo impacta trabalhadores e aposentados
Para Milton Cavalo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), a mudança vai impactar aposentados e trabalhadores, que vão pagar uma conta “que não é deles”. “Diminuir o ritmo de reajuste do salário mínimo, fazer pente-fino no BPC e reduzir o acesso ao abono salarial são medidas que têm efeito imediato para os mais pobres e ampliam a desigualdade social”, declarou em nota.
“Os números não mentem. No momento em que o Sindnapi luta pela recomposição do poder aquisitivo de benefícios de todos os aposentados e pensionistas, que viram seus ganhos minguarem nos últimos anos, não podemos concordar com uma medida que coloca no colo deles a responsabilidade de garantir uma política que limita os gastos do governo apenas para atender aos interesses do mercado financeiro”, afirma.
Fonte: Diário do Comércio.
Continue acompanhando o Mundo Brasil para conferir mais dicas, notícias e causos.