Raça de gato que é confundida com as onças-pintadas, o gato bengal, mais conhecido como gato-de-bengala, foi descoberto e reconhecido pelos cientistas apenas em 1985, surgindo nos Estados Unidos da América, onde são mais comuns de serem encontrados para venda.
O gato bengal é fruto da reprodução dos gatos domésticos com os gatos-leopardo asiático, que ficam localizados dentro de regiões próximas do Golfo de Bengala, maior baía do mundo e que fica na parte nordeste do oceano Índico, assim dando surgimento a nova raça.
Os gatos-de-bengala costumam viver entre 12 a 14 anos de idade, tendo uma altura entre 30 a 40 cm, os quis possuem características de serem muito brincalhões e carinhosos com seus donos, tendo uma dependência de estarem sempre ativos, para manter a saúde mental boa.
Qual o valor de um gato bengal?
O gato-de-bengala é mais difícil de ser encontrado no Brasil devido a pequena quantidade de criadores em gatis espalhados no país, trazendo assim um alto valor envolvido para adquirir o animal. Para você não acabar caindo em golpes, procure os gatis presentes nos rankings organizados pela FIFe, TICA ou CBG, que são instituições defensoras dos felinos.
O valor no Brasil do gato bengal varia entre 3 a 5 mil reais, contando ainda com a dificuldade de serem encontrados em todo o país. Já nos Estados Unidos, o valor dos gatos da raça bengal filhote ainda é mais variável que no Brasil, valendo mais dinheiro, podendo ser adquirido entre 1,5 a 3 mil dólares, que convertidos ficam entre 6 a 15 mil reais.