Saiba qual é o único país da América do Sul que não comemora o Natal

O Brasil, assim como outros lugares do mundo, é um país que tem a tradição de comemorar o Natal, sendo uma das datas festivas mais celebradas do ano. Mas, apesar do 25 de dezembro ser popular, existe um país na América do Sul que não tem essa tradição, que é o caso do Uruguai. Isso porque, o país vizinho eliminou o Natal do calendário oficial em 1918, junto com o Dia dos Reis, a Semana Santa e o Dia da Virgem.

O Uruguai, desde o final do século XIX, adotou uma postura mais secular, buscando separar a religião do Estado. Essa decisão levou à remoção de feriados religiosos do calendário oficial do país e foi instituído no lugar do Natal o “Dia da Família”. Essa data, embora não tenha um caráter religioso, celebra os laços familiares e a união, valores que também estão presentes nas celebrações natalinas.

Vale ressaltar que existem uruguaios que comemoram o Natal da mesma maneira. A medida de separar a igreja do Estado teve como objetivo criar um ambiente mais cultural no que diz respeito às práticas religiosas, sendo menos interligadas com as políticas governamentais e aos processos de tomada de decisão do que em outras partes do mundo.

Por que alguns países não celebram o Natal?

A principal razão é a religião. Países com maioria muçulmana, budista, hindu ou outras crenças, geralmente não celebram o Natal, pois ele está ligado ao cristianismo.Assim como a cultura, que se diferencia de cada país e influencia a forma como as festividades são celebradas. Algumas culturas valorizam mais as tradições ancestrais do que as importadas.

Lembrando que, a história de um país também molda suas celebrações. Países que passaram por processos de secularização, como no caso do próprio Uruguai, que optou por remover esses feriados religiosos do calendário oficial.

Outros países que não celebram o Natal 

  • Países muçulmanos: A maioria dos países árabes, como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar, não celebram o Natal, pois o Islã é a religião predominante. 
  • Países budistas: Países como o Japão, China, Tailândia e Vietnã, onde o budismo é a religião majoritária, não celebram o Natal como uma festa religiosa.
  • Outros países: a Índia, com sua diversidade religiosa, e a Rússia, com sua forte tradição ortodoxa (que celebra o Natal em uma data diferente), também não celebram o Natal da mesma forma que os países ocidentais.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.