Umbigo pode fazer revelações sobre a saúde

O umbigo é uma parte do nosso corpo quase que esquecível, sendo mais perceptível para mulheres grávidas que acompanham a mudança desse membro durante a gestação. No entanto, também pode ser uma parte que pode ser “acessório”, quando as pessoas optam por colocar piercing e gostam de exibi-lo com croppeds. 

Mas, esse membro do nosso corpo reserva vasos sanguíneos que transportam sangue para o feto, tornando algo fundamental para a existência do bebê. Além disso, o umbigo não é apenas um ponto de acesso e pode ser um local propício para doenças. Inclusive, a hérnia umbilical pode ocorrer se uma parte do intestino se projetar por qualquer abertura, que em casos graves, precisa de uma cirurgia de correção. 

Quais problemas de saúde podemos ter no umbigo?

O umbigo, embora seja uma cicatriz da nossa vida intrauterina, pode ser palco de alguns problemas de saúde. É importante estar atento a qualquer alteração nessa região e procurar um médico caso sinta algum desconforto. Além da hérnia umbilical, também pode ocorrer onfalite, que é uma infecção local, mais comum em recém-nascidos, mas que pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, dor e secreção.

Algumas pessoas também podem ter cistos umbilicais, que são pequenos sacos cheios de líquido que se formam no umbigo. Geralmente são inofensivos, mas podem inflamar e causar dor. Assim como Granuloma Umbilical, que é um pequeno caroço vermelho que se forma no umbigo após a cicatrização do cordão umbilical.

Quem tem piercing no umbigo, também corre o risco de desenvolver infecções, especialmente se não seguirem as orientações de higiene. Em casos raros, um nódulo no umbigo pode indicar a metástase de um câncer em outro órgão, como o estômago ou o ovário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.