Quando os computadores se tornaram acessíveis, os vírus dominaram diversos portais, como forma de hackear informações dos usuários. No entanto, esse mecanismo segue ativo e pode atingir os celulares, que é a principal ferramenta do nosso dia a dia. Diante desses riscos, que podem ter acesso a dados bancários e pessoais, proteger o aparelho telefônico é fundamental para garantir a segurança de seus dados pessoais e manter o bom funcionamento do dispositivo.
O primeiro passo é sempre se atentar nos tipos de aplicativos que instala no celular, optando por baixá-los através das lojas oficiais, como Google Play Store para Android e App Store para iOS, sendo uma das formas mais seguras. Evite baixar aplicativos de fontes desconhecidas.
Outras dicas para evitar vírus no celular
Antes de instalar um app, leia atentamente as permissões que ele solicita. Se pedir acesso a informações desnecessárias, desconfie. Também desconfie de links desconhecidos em e-mails, mensagens ou redes sociais, especialmente se prometerem ofertas incríveis ou pedir informações pessoais.
Evite acessar informações sensíveis em redes Wi-Fi públicas, pois elas podem ser inseguras. Quando aparecer atualizações do sistema, mantenha elas em dia, pois trazem correções de segurança importantes. Um bom antivírus pode detectar e remover ameaças. Existem opções gratuitas e pagas disponíveis para Android e iOS.
O que fazer em caso de infecção?
- Não entre em pânico: Mantenha a calma e siga as instruções abaixo.
- Desligue o celular: Isso evita que o vírus se espalhe ainda mais.
- Faça um backup dos seus dados: Salve suas fotos, contatos e outros arquivos importantes em um computador ou serviço de nuvem.
- Utilize um antivírus: Faça uma varredura completa no seu celular com um antivírus confiável.
- Redefina as configurações de fábrica: Se o antivírus não conseguir remover o vírus, redefinir o celular para as configurações de fábrica pode ser a solução. Lembre-se de fazer um backup antes.