B1 e B2: CNH será diferente para carro automáticos e manuais

Diante da popularidade dos carros automáticos que estão cada vez mais comuns nas ruas, o O Projeto de Lei 7.746/17, em fase final de aprovação, terá mudanças significativas para os motoristas a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Essas alterações estarão vigentes para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que terá a criação de uma categoria específica para veículos automáticos.

A ideia é adaptar a CNH com a realidade atual, assim a reestruturação da categoria B, será fundamental para esse novo processo. Nas mudanças, haverá duas subcategorias, B1 e B2, com o objetivo de definir os motoristas com o treinamento correto para o tipo de veículo que conduzem.

Outras mudanças na CNH em 2025

A periodicidade da renovação da CNH pode sofrer alterações, assim como os requisitos para a renovação. A partir do ano que vem, haverá uma atualização nas faixas etárias e os motoristas com menos de 50 anos terão a carteira de motorista válida por 10 anos, enquanto os 50 e 70 terão 5 anos. Acima dos 70 anos, terão que renovar a CNH a cada três anos. 

Por que essas mudanças?

  • Aumentar a segurança no trânsito: Ao exigir mais conhecimento e habilidade dos condutores, espera-se reduzir o número de acidentes.
  • Adaptar a legislação às novas tecnologias: Com o surgimento de veículos autônomos e a crescente utilização de tecnologias embarcadas, é necessário atualizar as normas de trânsito.
  • Melhorar a qualidade do ensino de direção: Os cursos de direção deverão ser mais completos e abranger temas como direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.