Saiba quantas vezes pode fazer ressonância magnética e Raio X no ano

Exames como ressonância magnética e raio-x despertam a curiosidade das pessoas e algumas devem se perguntar se fazer várias vezes no ano, pode causar algum problema de saúde. Mas, de acordo com especialistas, a quantidade de vezes desses exames ao longo de um ano não possui um limite fixo e universal. No entanto, existe uma frequência ideal que pode variar de acordo com os fatores.

Como no caso de necessidade médica, sendo o principal determinante na situação. Se o seu médico indicar que os exames são essenciais para o diagnóstico ou acompanhamento de alguma condição, eles serão realizados. Além disso, diferentes exames envolvem diferentes doses de radiação. A ressonância magnética, por exemplo, não utiliza radiação ionizante, enquanto os raios-X sim.

Veja outros fatores para fazer uma ressonância magnética e raio-X 

Apesar de não ter um limite de vezes que você pode fazer, cada  instituição de saúde possui seus protocolos de segurança, que estabelecem as melhores práticas para a realização dos exames. Lembrando que, os profissionais de saúde buscam sempre otimizar os exames, utilizando a menor dose de radiação necessária para obter imagens de qualidade.

É fundamental conversar com o seu médico sobre os exames que você irá realizar. Informe-o sobre outros exames recentes e esclareça todas as suas dúvidas. Isso porque, os benefícios do diagnóstico preciso e do acompanhamento médico geralmente superam os riscos associados à exposição à radiação, desde que os exames sejam realizados de forma adequada.

Não existe uma regra geral sobre a quantidade de vezes que você pode fazer ressonâncias magnéticas e raios-X por ano. A frequência ideal será determinada pelo seu médico, levando em consideração as suas necessidades individuais e os protocolos de segurança da instituição de saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.