Cientistas fazem descoberta inédita sobre perda de peso
Emagrecer pode ser algo extremamente difícil, principalmente para pessoas com obesidade, que necessitam de diversos recursos para ter um peso ideal. Diante dos estudos que mostram como um corpo dentro do peso pode ser benéfico, existem diversas pesquisas que seguem se empenhando para saber como o nosso corpo funciona e uma novidade foi revelada, que mostra como o tecido adiposo retém uma espécie de ‘ memória ‘ depois que as células se tornam obesas.
“Esta é uma peça do quebra-cabeça que pode explicar como as mudanças no tecido adiposo [gordura corporal] ocorrem durante a mudança de peso”, disse o Dr. Ferdinand von Meyenn , professor assistente do Departamento de Ciências da Saúde e Tecnologia da ETH Zürich, em uma entrevista para a BBC Science Focus.
Saiba os detalhes dessa nova pesquisa para emagrecimento
Segundo Von Meyenn, o Doutor e sua equipe encontraram mudanças significativas nas células em pessoas acima do peso, que são responsáveis por copiar e controlar o material genético. Eles compararam as sequências de células dentro do tecido adiposo de indivíduos que estavam e não estavam vivendo com obesidade antes e depois de uma redução de 25 por cento em seus IMCs.
“Os genes [que observamos] estavam tão desregulados durante a obesidade que não retornaram ao seu estado normal, mesmo no nível de transcrição”, diz von Meyenn. “O corpo realmente luta contra [a perda de peso] e quer retornar ao seu peso original. O tecido adiposo é programado para querer recuperar esse peso.”
“Pessoas que não conseguem manter o peso corporal não são apenas pessoas ‘fracas’. Realmente há um mecanismo molecular subjacente que impulsiona o ganho de peso de volta”, concluiu. Essa pesquisa poderá ajudar milhares de pessoas, pois algumas tentam de tudo para perder peso e não conseguem.
No entanto, Von Meyenn ressaltou sobre outras formas de alerta: “a intervenção precoce é realmente essencial porque, uma vez que você ganhou peso, será muito mais difícil perdê-lo novamente”, disse ele. “Então, em um nível social, impor medidas de vida mais saudáveis é muito importante.”