Presente na cozinha de milhares de brasileiros, o micro-ondas se tornou um item fundamental no dia a dia, por ser um aparelho doméstico prático, facilitando a forma como podemos esquentar ou cozinhar alimentos. No entanto, talvez poucas pessoas saibam, mas existe um botão-chave para evitar que os alimentos fiquem secos e saiam mais frescos.
Apesar de estarmos acostumados a usá-lo sem muitas modificações, é possível usar os botões “potência” ou “nível de energia” que ajudam nesse processo de evitar que o alimento resseque. Quando for esquentar algo, ajuste a intensidade do calor, para 50% em vez de 100%, por exemplo. Isso fará com que o alimento esquente de forma mais uniforme o que ajuda a reter melhor sua umidade e textura dos alimentos.
Ajuste a potência do micro-ondas de acordo com o alimento e o tipo de preparo. Alimentos mais densos exigem maior potência e tempo de cozimento.
Confira outras dicas para usar melhor o seu micro-ondas
Utilize apenas recipientes próprios para micro-ondas, feitos de vidro temperado, cerâmica ou plástico resistente ao calor. Evite recipientes metálicos, pois podem causar faíscas e danificar o aparelho. Se for cozinhar algo, comece com tempos curtos e aumente gradualmente, verificando o ponto de cozimento do alimento.
Não coloque muitos alimentos no micro-ondas de uma só vez, pois isso pode afetar a distribuição do calor e o tempo de cozimento. Alimentos crus podem não ser completamente cozidos no micro-ondas, o que pode causar intoxicação alimentar, então se quiser pré-cozinhar alguns ingredientes e finalizá-lo no aparelho, é o mais indicado, como no caso dos frangos com osso.
Utilize a função de descongelamento do micro-ondas e siga as instruções do fabricante e, ao aquecer pequenas porções de alimentos, utilize pratos menores para evitar que o alimento seque nas bordas.