Apesar de associarmos as doenças graves conforme o nosso envelhecimento, um estudo publicado na revista Nature foi na contramão ao afirmar que aos 80 anos, existe uma diminuição dos riscos de câncer. Isso porque, pesquisadores do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK) reforçam que a partir dessa idade, as células envelhecidas perdem a capacidade de se renovar, um dos processos fundamentais para o crescimento descontrolado que caracteriza os tumores.
Ainda no estudo, Xueqian Zhuang, a autora principal da pesquisa, revelou que até os 70 anos, os riscos de câncer atingem o seu maior percentual, principalmente no pulmão. Inclusive, foi reforçado a importância do ferro no nosso sistema, como forma de evitar o envelhecimento celular.
Como o ferro auxilia na prevenção de câncer
No estudo, foi destacado a importância de uma proteína chamada NUPR1, conforme as pesquisas com camundongos mostraram resultados promissores. Foi feito um experimento com adenocarcinoma pulmonar, um tipo comum de câncer de pulmão, onde os cientistas observaram como as células pulmonares funcionavam com deficiência de ferro.
“As células mais velhas têm, na verdade, mais ferro, mas, por motivos que ainda não compreendemos totalmente, agem como se estivessem com pouca quantidade”, explicou Xueqian Zhuang
Com essa deficiência de ferro no camundongo, foi possível notar que a capacidade de regeneração celular estava diretamente ligada ao desenvolvimento de tumores. Inclusive, em animais mais velhos, os tumores se desenvolvem em menor escala, quando comparados aos mais novos.