Biólogos estão em choque com comportamento que orcas voltaram a ter depois de 40 anos

Recentemente, pesquisadores observaram as orcas tendo um comportamento curioso, que não ocorria desde 1987, quando foi registrado pela primeira vez um grupo de orcas na costa noroeste da América do Norte carregando salmões mortos sobre suas cabeças, como se usassem “chapéus”. Esse episódio voltou a ser visto quando biólogos avistaram uma orca machado, conhecida como J27, ou “Blackberry”, adotando o mesmo comportamento e deixando milhares de pessoas intrigadas do motivo disso. 

Essa prática foi vista por pesquisadores em Puget Sound, em Washington, e uma das teorias mais simples é que as orcas estão simplesmente brincando com seus alimentos. O salmão, sendo uma presa comum, poderia ser usado como um brinquedo para explorar o ambiente e interagir com outras orcas.

Entenda melhor como as orcas carregam salmões na cabeça

O registro foi publicado no dia 25 de outubro, pelo fotógrafo Jim Pasola, que notou o comportamento curioso onde é possível ver uma orca com um salmão sobre sua cabeça enquanto nadava na superfície. Alguns dias depois, outros cientistas também viram o mesmo evento, mas não foi possível identificar se foi feito pela mesma orca, que no caso era a J27.

De acordo com os pesquisadores, as  orcas residentes do sul caçam de uma forma diferente e compartilham seus alimentos, o que pode justificar essa ação de carregar o salmão na cabeça. Outra possibilidade é que as orcas estejam guardando o salmão para consumir mais tarde. A cabeça da orca é um local estratégico para transportar o alimento, evitando que ele seja perdido.

Alguns cientistas acreditam que o uso do salmão como um “chapéu” poderia ser uma forma de comunicação entre os indivíduos, transmitindo informações sobre a disponibilidade de alimento ou o status social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.