Sabemos que na internet, é possível encontrar todo tipo de informação e, quando o assunto é sobre perder peso, existem opiniões conflitantes que deixam as pessoas confusas sobre qual é a melhor maneira de iniciar o processo de emagrecimento. Isso porque, existem influenciadores e nutricionistas que afirmam que caminhar pode fazer a pessoa perder massa magra, enquanto outros exaltam qualquer tipo de atividade física.
Diante dessa dúvida, um estudo feito na Universidade de Milão, liderada por Francesco Luciano, mostrou resultados promissores de qual é a melhor maneira de perder peso, se o foco for caminhar. De acordo com pesquisadores, a forma mais eficaz de queimar calorias é fazer caminhada com pequenas pausas regulares, ao invés de sair correndo de uma vez só. Com essa pesquisa, foi possível saber que caminhar ou subir escadas por períodos de 10 a 30 segundos é o equivalente a uma atividade que requer entre 20 e 60% mais oxigênio do que quando os períodos são prolongados.
Benefícios da caminhada para o corpo
Além de pensar na perda de peso, saiba que caminhar ajuda a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e a frequência cardíaca, diminuindo o risco de infarto e derrame. Ao estimular o coração, a caminhada aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, oxigenando os tecidos e órgãos.
Com a prática regular, os pulmões se tornam mais eficientes na captação de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono, ajudando no condicionamento do sistema respiratório, permitindo que você realize atividades físicas por períodos mais longos.
Ter esse hábito também pode ajudar na saúde mental, pois a prática libera endorfinas, neurotransmissores que proporcionam sensação de bem-estar e aliviam o estresse. Pode ajudar a ter um sono mais profundo e melhorar seu condicionamento físico, proporcionando uma sensação de realização e aumentando a autoestima.