Uma cobra píton gigante assustou os moradores de Pattani, no sul da Tailândia, após a cidade sofrer com enchentes e a cobra aparecer nadando entre as pessoas. O réptil tinha cerca de 6 metros e é possível vê-lo flutuando nas águas turvas da enchente, com uma barriga visivelmente inchada, despertando teorias entre os moradores sobre o que teria ingerido.
O vídeo divulgado pelo jornal ABC e testemunhas locais acreditam que o animal tenha se alimentado de galinhas mortas que estavam em um trem. Mas, existem algumas que dizem que pode ser um cachorro. Apesar da píton não ser uma cobra venenosa, ela é perigosa por aprisionar suas presas e matá-las por estrangulamento.
Como a cobra aparece nesse local?
As cobras pítons são muito comuns na Tailândia devido ao clima tropical e à abundância de florestas e áreas naturais. Elas fazem parte da rica biodiversidade do país e desempenham um papel importante nos ecossistemas locais. No vídeo, especialistas indicaram que a espécie poderia ser píton-reticulada que pode chegar até 9 metros e pesar mais de 270 kg, o que faz dela uma das maiores espécies do mundo.
As pítons raramente representam perigo para humanos, mas acidentes podem ocorrer, especialmente se a cobra se sentir ameaçada. Na Tailândia, há relatos ocasionais de pítons entrando em casas ou se escondendo em locais inesperados, como banheiros. Algumas comunidades as respeitam e as deixam em paz, mas outras podem capturá-las.
Conservação das pítons
Apesar de sua ampla distribuição, algumas populações estão ameaçadas pela perda de habitat, caça e captura para o comércio de animais exóticos. Inclusive, o governo tailandês e organizações de conservação trabalham para proteger essas espécies e educar a população sobre sua importância.