Sabemos que as frutas possuem inúmeros benefícios para a nossa saúde, mas sabia que ela também pode ser uma aliada no fortalecimento da memória até a proteção dos olhos e do coração? Quem descobriu esse avanço foram pesquisadores da Universidade de Miami, que divulgou um estudo inovador sobre como as uvas podem ajudar na regeneração da retina e combater o estresse oxidativo – o grande vilão dos olhos.
Além disso, as uvas podem contribuir para a saúde da memória devido à presença de compostos bioativos, como os polifenóis, especialmente os flavonoides e o resveratrol. Por conta disso, é uma fruta rica em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo, que é um fator relacionado ao declínio cognitivo. O estresse oxidativo pode causar danos às células cerebrais e afetar a memória.
Confira abaixo outros benefícios da uva
O resveratrol, presente na casca das uvas (especialmente nas uvas escuras), melhora a circulação sanguínea, incluindo o fluxo de sangue para o cérebro. Um melhor fluxo sanguíneo pode beneficiar funções cognitivas, incluindo a memória. Além disso, ela possui propriedades anti-inflamatórias que podem proteger o cérebro de inflamações crônicas, um dos fatores associados a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Por causa do resveratrol, a uva ativa mecanismos de proteção neuronal, promovendo a sobrevivência das células cerebrais e reduzindo danos ao tecido cerebral. Seus antioxidantes também ajudam a manter a integridade das sinapses, que são as conexões entre os neurônios. Essas conexões são essenciais para a formação e recuperação de memórias.
Estudos sugerem que o consumo regular de uvas pode melhorar a memória verbal e a função cognitiva geral, especialmente em idosos.