Quando se tem tempo livre, onde é possível se organizar melhor, existem algumas opções de qual é o melhor horário para sentar e estudar, permitindo que o cérebro tenha ainda mais rendimento. Apesar de existirem algumas teorias, especialistas indicam que não existe um horário único e perfeito para estudar que se aplique a todas as pessoas.
O melhor horário para você depende de diversos fatores, como seu cronotipo (se você é mais matutino ou noturno), seus hábitos de sono, sua rotina diária e até mesmo a matéria que você está estudando.
Veja abaixo análise entre outros para estudar
Manhã: Se optar por estudar nos primeiros horários do dia, sua mente pode estar mais descansada, depois de uma boa noite de sono, permitindo que tenha mais foco e concentração, sendo ideal para matérias que exigem mais raciocínio lógico. Pode ser difícil para quem não é matutino, interrupções como compromissos matutinos.
Tarde: Para algumas pessoas, após o almoço pode ser uma boa opção, pois se sentem mais ativos. O período da tarde costuma ser mais agitado, com diversas distrações.
Noite: Na maioria das vezes, existe mais silêncio no período da noite, sendo ideal para matérias que exigem memorização. No entanto, esse costume pode interferir na qualidade do sono, especialmente se você estudar até tarde.
Como descobrir o seu melhor horário?
Se notar que de manhã não está dando certo, tente outros horários e escolha aquele que se sentir mais disposto. Adapte seus horários de estudo à sua rotina, podendo também utilizar técnicas de estudo diferentes em horários distintos e veja qual te traz melhores resultados.