Não coma estas 3 frutas após o almoço
Quem não se sente um verdadeiro ícone fitness quando troca a sobremesa por uma fruta? Mas comer uma fruta depois do almoço nem sempre é a vantagem que você poderia imaginar…
“O consumo de algumas frutas durante o almoço deve ser evitado a depender do objetivo alimentar”, explicou a nutricionista Verônica Dias à coluna Claudia Meireles, do Metrópoles. “Algumas frutas que podem ser mais problemáticas para incluir durante essa refeição.”
Descubra quais frutas não tão recomendadas para comer após (ou durante) o almoço:
1. Banana
Sim, a banana na comida é um queridinho de muita gente, mas não é uma boa opção para quem quer moderar os níveis de glicose no sangue. A fruta tem um índice glicêmico de moderado a alto e pode elevar a glicose no sangue muito rapidamente.
2. Manga
Semelhante ao caso da banana, a manga é outra fruta com um índice glicêmico elevado, que pode causar “picos de glicose”. Ainda assim, vale destacar que a fruta é uma ótima fonte de vitamina A e C.
3. Melancia
A melancia tem um alto teor de frutose e, segundo a nutricionista, “pode causar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas, especialmente se consumida em grandes quantidades junto a outros alimentos ‘pesado'”.
Por que o açúcar das frutas não faz tão mal?
A frutose, açúcar presente nas frutas, é um dos componentes do açúcar branco refinado. Porém, quando comemos uma fruta, não estamos consumindo este açúcar de forma isolada, já que ele vem “embalado” em vários nutrientes e minerais importantes presentes nas frutas.
Quando mastigamos bem a fruta, misturamos os componentes dela à nossa saliva e aos sucos digestivos, o que ajuda a frutose a entrar lentamente no corpo. Dessa forma, muito pouco dela chega ao fígado para se transformar em gordura.
Fonte: Metrópoles, BBC e Eu Atleta.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.