O que faz uma pessoa ser canhota? Cientistas fazem descoberta

Ser canhoto é algo que intriga a ciência há séculos e com o avanço da tecnologia, é possível ter algumas respostas do porque algumas pessoas só conseguem manusear com a mão esquerda. Um novo artigo foi publicado pela Ruhr-Universität Bochum, uma universidade alemã, que estudou como o cérebro de uma pessoa canhota funciona e “os resultados mudam nossa compreensão das causas que levam à assimetria hemisférica”, afirmaram os pesquisadores. 

Ou seja, de acordo com o estudo, a conclusão é de que a assimetria hemisférica é a responsável por definir se somos destros ou canhotos, sendo que isso acontece ainda com o feto no útero. Segundo a pesquisa, isso acontece a partir da 13ª semana, quando os fetos já demonstram preferência por um dos lados do corpo para a realização de movimentos na gestação.

Entenda como uma pessoa se torna canhota  

Nos exames de ultrassom, é possível ver o feto tendo sua preferência de lado pela inclinação da mão, sendo possível ver isso a partir da oitava semana de gestação. Na pesquisa, também foi possível saber que não é o cérebro que define o lado e sim a medula espinhal.

Nessa nova teoria, os pesquisadores analisaram que um feto de oito semanas consegue mexer as mãos e decide qual delas quer por na boca, mostrando sua preferência entre ser destro ou canhoto. Esse prazo é anterior à formação completa da ligação entre o córtex motor (no cérebro) e a medula espinhal (que leva a ordem de movimentos ao corpo).

Vale ressaltar que outros estudos também indicam que ser canhoto está interligado a um  componente hereditário, ou seja, há uma predisposição genética que pode ser transmitida de pais para filhos. No entanto, a genética não é a única responsável, e a chance de um filho de canhotos ser canhoto também é pequena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.