No dia 22 de agosto, quem estava no estádio Morumbis, em São Paulo, foi surpreendido com a queda no meio de campo do zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU. No momento, estava ocorrendo a partida contra o São Paulo e o jogador passou mal e precisou ser atendido com urgência, deixando o público, telespectadores e seus familiares apreensivos.
Infelizmente, Izquierdo não resistiu e faleceu aos 27 anos por decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, no dia 27 de agosto. As informações foram divulgadas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde o jogador foi encaminhado de ambulância. Foi diagnosticado que o zagueiro teve mal súbito no segundo tempo da partida, válida pela Copa Libertadores da América.
Após o ocorrido, um sinal de alerta foi acionado, tanto no público quanto nos clubes, sobre os riscos que os jogadores possuem de ter o mesmo problema. Vale ressaltar que isso pode afetar qualquer pessoa.
Como evitar arritmias cardíacas?
As arritmias cardíacas podem ser prevenidas ou controladas através de hábitos de vida saudáveis e acompanhamento médico regular. Dessa forma, ter uma alimentação equilibrada, no qual priorize frutas, legumes, verduras, grãos integrais e carnes magras. Reduza o consumo de alimentos processados, sal, açúcar e gorduras saturadas.
A prática regular de atividades físicas, como exercícios aeróbicos moderados, como caminhar, nadar e pedalar, são excelentes para o coração. Consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma condição médica pré-existente.
Além disso, controlar o peso, não fumar e moderar o consumo do álcool também diminuem os riscos de uma arritmia cardíaca precoce.
Motivos que agravaram a situação de Izquierdo
Os jogadores possuem uma condição física boa para que tenham um bom rendimento dentro de campo. Por isso, ele ter tido arritmia cardíaca foi algo chocante. Após o seu falecimento, o Secretário Nacional de Esportes do Uruguai, Sebastián Bauzá, concedeu uma entrevista para a rádio uruguaia Carve Deportiva e revelou que o zagueiro tinha uma “leve arritmia”, que foi descoberto através de exames quando tinha 17 anos. Essa pode ter sido uma das causas que agravaram o seu quadro de forma silenciosa.